tumblr_lish3prfzr1qets4co1_500

Tava lendo na revista Cristianismo Hoje do mês de abril uma reportagem falando a cerca do crescimento do ateísmo no Brasil. Dai repito o título do post: O que esse povo quer, afinal de contas?

Faço essa pergunta porque a reportagem traça um perfil dos ateus e pasmem, a maioria é ex-cristão (acho que o termo é esse mesmo). E o pior  de tudo, essas pessoas saíram da igreja por descrédito! A revista aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha que mostra que “para 64% dos brasileiros existe corrupção nas igrejas evangélicas. Em relação à Igreja Católica, […]53%, ainda sim, um número elevado.” Além do descrédito, essas pessoas geralmente abandonam a fé porque em algum momento se decepcionaram dentro da igreja e geralmente são de classes sociais mais abastadas e, na sua maioria tem acesso ao ensino superior.

Hoje mesmo tava conversando com uma amiga no trabalho, que diga-se de passagem é espírita, e ela me comentou que ficou sabendo que a maioria das pessoas que fazem o curso superior de História acabam ateus. Eu tive que concordar porque isso realmente é verdade e atribuo isso à própria academia. Esse não é um privilégio somente da História, mais sim das humanidades em geral. Temos contato com várias teorias e pensamentos diferentes que na maior parte das vezes nos trás várias respostas que anteriormente atribuíamos apenas ao querer de Deus. Dizer que determinada coisa aconteceu por que “Deus quiz assim” é muito comum, e aprendemos isso dentro das nossas igrejas.

Até mesmo um professor meu disse esses dias atrás que é mais fácil ser cristão do que ateu, porque assim qualquer coisa que nos acontece, seja bom ou ruim, atribuímos a culpa a Deus. Para um ateu, todas as coisas ocorrem por um motivo, ou melhor, por uma causa, e que ele tem culpa no acontecimento na maior parte das vezes.

Mais no final das coisas, acho que esse povo que sai da igreja e vira ateu, na verdade são uns atoas, que ficam caçando chifre em cabeça de vaca! Abandonar a Deus por descrédito! Francamente! Isso é reflexo de um povo que não sabe se relacionar com Deus e fica todo dodoi por que Ele não fez o que a pessoa pediu. E desde quando Deus tem que fazer as nossas vontades? Ss você não recebeu uma benção não é “porque Deus quis assim”? Então, porque ficou revoltado?!?

O que mais me deixa irritado é que as pessoas, digo, crentes, não movem uma palha pra fazer algo para mudar a situação. Uma vez ouvi um pastor inteligente (não lembro o nome) que disse que “Deus não vai fazer o impossivel enquando você não fizer o possível”. É pura verdade!

Essa é a concequência de uma igreja que só sabe se relacionar com Deus para pedir, pedir e pedir. Se esquece de se relacionar com Ele pelo simples fato de Ele ser Deus! É tão mais fácil simplismente adorar a Deus e nos preocuparmos apenas com as coisas do céu. A própria palavra nos diz que as coisas desse mundo nos serão acrescentadas e que no final, tudo é ilusão.

Acho que é isso! Fica esse post revoltado de hoje…..

Léo!